terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bases secretas no oceano

O Google Earth é uma ferramenta poderosa para os ufólogos, mas também uma armadilha. Embora não me considere um Ufólogo, fiquei curioso com uma postagem em um blog de Ufologia, que tratava de tampões no oceano, em especial no Pacífico, como bases secretas americanas de ajuda a seres de outros planetas.



De primeira pensei que fossem estações para medir os sismos do círculo do fogo, mas não descartava a hipótese de serem bases militares.

Comecei então a pesquisar páginas japonesas e encontrei uma explicação bem convincente para a existência de tais tampões oceânicos: disputa territorial Japão-China. O Japão faz milagres com o território que possui, então nada mais natural que reivindique qualquer área que supõe ter direito. Já a China não precisa de motivo para reivindicar algo que o Japão quer e temos um problema diplomático.



Okinotori Shima, um recife de coral, onde se encontram os tais tampões e uma espécie de estação, dista 1.100 milhas de Tóquio (no sentido Norte-Sul). Quem for dono deste recife terá o controle de cerca de 160 mil milhas quadradas de oceano e isso significa mais área para construir, para pescar, para retirar petróleo do oceano (caso encontrem), etc. Para a China o recife é estratégico, do ponto de vista militar (caso ocorresse um conflito com Taiwan, por exemplo). O Japão, porém, reivindica a área a mais tempo e para ter apoio dos demais países da ONU, utiliza a legislação em seu favor. Contudo, há um problema: a área precisa ser economicamente produtiva ou ter alguma forma de ocupação humana. Para tanto, os nipônicos gastaram mais de US$ 250 milhões para evitar que o recife suma nas águas do Pacífico e para protegê-lo de tufões, enquanto pensam na melhor forma de utilizá-lo. Mas a questão da atividade econômica ou da ocupação ainda não foi resolvida, o que coloca em risco a estratégia dos japoneses.

A Nippon Foundation, uma fundação patriota do Japão, quer ajudar o governo a garantir o domínio sobre a área e, para isso, pretende gastar milhões que recebe de doações. Das idéias para garantir a posse do recife a mais curiosa é a possibilidade de torná-la uma prisão, algo comum no período das colonizações (construir prisões em locais pouco acessíveis - Tasmânia, Guiana Francesa, etc.).

Eis que um mistério, no melhor estilo Lost (se alguém via deve se lembrar das escotilhas), está resolvido. Haverá quem diga que é uma base militar e, de certa forma não está errado, pois a construção que ali se encontra deve ter sido obra da marinha japonesa e tendo a china objetivos estratégicos (militares), a área ganha status de base estratégica para ambas forças armadas.

Ah...depois que descobri tudo isso, fui na Google e coloquei o nome do atol, que até então era desconhecido para mim. Daí vieram dezenas de páginas em português, inclusive do Wikipédia.

Para saber mais:

1) Matéria completa (em inglês): http://www.cdnn.info/news/industry/i050220.html
2) Para ver o tampão em 3D: http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=55212cc190861e295c1017195bc9795d
3) Para ver a estação em 3D: http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=2d12feb931f71c835c1017195bc9795d&ct=mdrm
4) Vídeo sobre o recife e o tampão (em japonês): http://www.youtube.com/watch?v=O1xTJbhJVYA
5) Outro vídeo (em japonês): http://www.youtube.com/watch?v=bARZUNc_J88
6) Terceiro vídeo (em japonês): http://www.youtube.com/watch?v=T_JO4gpbrEk
7) Site que tem alguns vídeos (em japonês): http://www.channelfeeder.com/%E6%B5%B7%E5%B6%BA/
8) Okinotorishima (em Português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Okinotorishima

OBSERVAÇÃO: As fotos foram extraídas dos links abaixo, sendo o crédito pertencente aos respectivos autores:

http://www.panoramio.com/photo/34539038
http://www.panoramio.com/photo/34539194
http://www.panoramio.com/photo/22522265
http://www.panoramio.com/photo/36024763
http://www.panoramio.com/photo/17061269
http://www.panoramio.com/photo/17061518
http://www.panoramio.com/photo/39243271

4 comentários:

  1. Cara muito massa seu blog, o que vc acha dessa postagem aki...:http://gehaziramiris.blogspot.com/2010/12/ovniufo-na-antartida-ovniufo-en-la.html

    ResponderExcluir
  2. fico uma bosta .\/.
    [ -__- ]
    [ _--_ ]
    [______]

    ResponderExcluir
  3. chupa que de uva cade as cordenadas seu corno _!_ seu corno vagabundo usuario de droga

    ResponderExcluir
  4. Seu trouxa se acgou ruim sai daqui e vai procurar em outro lugar, a intençao era passar informaçoes se nao é suficiente pra vc procure outros sites em vez d ficar aqui ofendendo o cara, se liga meu, nao tem mais oq fazer se fosse melhor nao estaria procurando blogues e sim teria o seu, otario

    ResponderExcluir