quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UFO no Brasil?

Resolvi analisar uma curiosa foto do Portal da Ufologia Brasileira. A foto é acompanhada da seguinte explicação.

"Esta imagem foi feita em noite bem sêca, fria, limpa e sem raios. Moro aproximadamente 2 km do Pico do Jaraguá e, olhando da sacada do quarto, vi um objeto que tinha um brilho fora do comum e parecia que alterava cores entre laranja e amarelo claro. Às vezes sumia e voltava. Tenho certeza de que não era alguma nave terrestre em vôo, nem algum balão metereológico ou algo parecido. Tampouco seria algum astro de maior brilho neste quadrante do espaço. Era um artefato esférico. Após mais alguns minutos de observação, ele apenas aumentou muito o brilho e sumiu da minha visão. Usei uma câmera Sony DSC- H9."



Então, fiquei me perguntando: Se a noite estava limpa, onde foram parar as estrelas. Para não tirar conclusões precipitadas, resolvi procurar outras fotos da noite do Pico do Jaraguá. Encontrei uma da antena que fica sobre o pico e eis que não aparecia nenhuma estrela. Será que a iluminação da torre impede de vermos as estrelas? Há uma fina névoa envolvendo o pico?



Curiosamente, foi neste mesmo local que foi observado um curioso fenômeno: Halo.

Resultado: Inconclusivo. Pode ser um UFO, como também não pode ser.

2 comentários:

  1. a probabilidade de ser um Halo é grande.

    O Halo é um fenômeno luminoso provocado pela reflexão ou refração da luz devido à presença de cristais de gelo em suspensão na atmosfera.

    Estes cristais encontram-se em nuvens do tipo cirros-stratos, entre 6 a 11km do solo. Estas nuvens apresentam um formato semelhante a um véu.

    A velocidade do deslocamento de ar no solo não é a mesma a uma altitude entre 6km e 11km. Assim, se o halo foi formado em um instante e sumiu em outro, é possível que uma nuvem tenha passado entre um corpo celeste e o observador. Durante a passagem produziu o Halo, e a luz do corpo celeste, antes ofuscada pela iluminação da cidade, agora era visível. Após a passagem da nuvem o Halo deixa de existir.

    A falta de estrelas no céu não é uma informação significativa. Mesmo durante o dia há corpos celestes no céu.

    Durante a noite, a poluição luminosa dos centros urbanos impede que corpos celestes sejam vistos.

    Vejamos, ele falou que usou uma Sony dSC-H9. É uma boa câmera, mas possui zoom óptico de apenas 15x. É claro que o tempo de exposição é mais importante, mas eu diria que há modelos mais apropriados no mercado para fotografias noturnas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gente é ufo mesmo ou é halo ou é a santa mãe lúcia?

    PARA MIM É UFO

    ResponderExcluir